quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Dia Mundial de Luta Contra a AIDS


         Hoje, dia 01/12, é comemorado o Dia Mundial de Luta Contra AIDS. E, nós como instituição de saúde, não poderíamos deixar passar em branco este dia tão importante. Essa data foi instituída no mundo todo, a fim de despertar a consciência da prevenção, de promover mais informações sobre a pandemia e, também incentivar o diálogo sobre a AIDS por toda a sociedade. No Brasil, a data começou a ser comemorada no final dos anos 1980.
Segundo estudos da ONU (2010) as contaminações e mortes em decorrência da Aids diminuíram. Ainda conforme o estudo, mais pessoas estão vivendo mais tempo com a doença por conta da disponibilidade de medicamentos para o tratamento da doença. Além disso, nosso país está sendo tratado como exemplo em implementação de políticas de prevenção da AIDS. Neste ano, a campanha tem como slogan “A aids não tem preconceito. Previna-se”, com a proposta de estimular a reflexão sobre uma sociedade menos preconceituosa, mais solidária e tolerante à diversidade sexual e às pessoas vivendo com HIV/aids.
Sendo assim temos tudo para evoluir e baixar ainda mais essa estatística. Confira algumas dicas de prevenção que o HBS, preparou especialmente para você ficar ligado quanto à este assunto:

Fique atento. Assim Pega
- Nas transas sem camisinha. Pode ser sexo anal, vaginal ou oral.
- Compartilhando seringa ou agulha.
- Nas transfusões, quando o sangue está contaminado pelo vírus da aids, o HIV.
- Durante a gravidez, no parto ou na amamentação, as mães infectadas podem transmitir o vírus da Aids para o filho.

Fique frio. Assim não pega
- Abraço, aperto de mão, carinhos e beijo na boca.
- Masturbação a dois.
- Suor, lágrimas, saliva ou espirro.
- Aparelhos sanitários, pias e piscinas.
- Picada de inseto.
- Copos, pratos, talheres, roupas de cama e toalhas usadas por pessoa que tem o vírus.
- Doando sangue.

Como se cuidar
- Camisinha nas transas, sempre, e desde o início da relação sexual.
- Feridas, verrugas e corrimentos no ânus, na vagina ou no pênis podem ser sinais de doença sexualmente transmissível (DST). Se você tiver algum desses sintomas, procure imediatamente o serviço de saúde mais próximo.
- Se você usa drogas injetáveis, não compartilhe agulhas, seringas e equipamentos de diluição (colher, etc.). - Use sempre agulhas e seringas descartáveis.
- Futuras mamães: façam exame de HIV. É um direito seu.

Fonte: G1, Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais

Nenhum comentário:

Postar um comentário